sexta-feira, 5 de junho de 2009

Síndrome Down: negros e brancos 1:1


Para Paulo Alberto Otto (USP), apesar de a síndrome Down não fazer distinção de cor antes do nascimento, no decorrer da vida, as chances de se manter vivo é o dobro para brancos quando comparados com pessoas negras, como revelado por um estudo realizado nos Estados Unidos em 2001.

Assim, vale a pena chamar atenção para este problema: a prevalência de síndrome Down não difere entre as diferentes cores de pele em seres humanos - ou seja, ocorre síndrome Down entre negros, brancos, asiáticos, e assim por diante.

Surge uma importante pergunta: Por que não percebemos a presença de pessoas negras com síndrome Down na mesma intensidade que verificamos entre brancos?

Algumas hipóteses são: (1) pessoas negras com síndrome Down morrem em idade inferior quando comparadas com pessoas brancas, ou seja, realmente há mais pessoas brancas com síndrome Down sobreviventes do que pessoas negras; (2) pessoas negras com síndrome Down não têm a mesma visibilidade que pessoas brancas, ou por não terem a mesma oportunidade social ou por não estarem presentes na mídia na mesma intensidade.

Enfim, de qualquer forma isso só reforça a certeza da presença de um racismo ainda presente dentro de nossa sociedade.

Um comentário:

  1. Tentei achar uma imagem de uma criança com sidrome de down negra, para prestigiar tanto o dia internacional da Sidrome de Down e tambem o dia internacional da igualdade racial. Mas so achei essa imagem com qualidade muito inferior

    ResponderExcluir