terça-feira, 16 de junho de 2009

ei, não eram RIBONUCLEOTÍDEOS?





Imagine, um material genético em que o esqueleto da molécula não seja baseado em ribonucleotídeos (ou desoxirribonucleotídeos). No lugar do carboidrato (ribose ou desoxirribose), imagine aminoácidos..... isto mesmo.... aminoácidos.... especificamente CISTEÍNAS.
.
Foi o que imaginou Reza Ghadiri... o careca da foto ao lado... e criou o Ácido Peptídico-Nucléico tioéster (APNt) ou em inglês thioester peptide nucleic acid (tPNA).
.
A arte apresentada aqui permite a comparação das duas estruturas DNA x PNA.
.
Os aspectos mais importantes desta pesquisa ainda serão encontrados, certamente. Porém, dois pontos já podem ser apreciados.

O primeiro é o fato de que a codificação genética pode ter ocorrido de uma forma, inicial, ainda mais simples que o RNA. Acredita-se que antes de o DNA ser o material genético, houve um período conhecido como Mundo RNA. Agora, este estudo aponta um período pré-RNA. Não necessariamente um Mundo tPNA, mas algo similar.

O segundo ponto é a possibilidade futura de codificação em laboratório.
.
Este estudo expande nossas possibilidades criativas, e nos estimula a observar o mundo que nos cerca por diferentes e diversos ângulos.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário