sábado, 6 de junho de 2009

E a terceira intenção?


A cicatrização de feridas pode ocorrer por primeira, segunda ou terceira intenção, considerando-se a natureza da ferida.

A cicatrização por primeira intenção ocorre quando há aproximação intencional das bordas da ferida, comumente após incisão cirúrgica. Neste caso há morte de relativamente poucas células e a regeneração predomina sobre a fibrose.

Quando houver perda celular mais acentuada (infartos de órgãos parenquimatosos, grandes feridas, abscesso e úlceras) o processo de reparo é mais complexo, a reação inflamatória é mais intensa, ocorre abundância de tecido de granulação, seguido por acúmulo de matriz extracelular e formação de uma cicatriz. Uma caracterísica deste tipo de cicatrização é a contração da ferida por ação dos miofibroblastos. É a cicatrização por segunda intenção.

No dicionário digital de termos médicos 2007 organizado pela enfermeira Érida Maria Diniz Leite encontra-se a seguinte definição para cicatrização por terceira intenção:

"Método de cicatrização pelo qual a aproximação cirúrgica das bordas da ferida é postergada e a continuidade tegumentar é restabelecida pela aproximação de granulações apostas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário