domingo, 31 de maio de 2009

Mantenha-se fumante destino ANGINA


Angina pectoris, infarto agudo do miocárdio, cardiopatia isquêmica crônica e morte súbita cardíaca são as síndromes clínicas designadas por CARDIOPATIAS ISQUÊMICAS.

Embora, as cardiopatias isquêmicas possam resultar de aumento da demanda por oxigênio ou de uma redução da capacidade de transporte de oxigênio no sangue, a redução do fluxo sanguíneo no coração (especialmente por aterosclerose) é a principal causa destas cardiopatias.

Os fatores de risco para o desenvolvimento de cardiopatia isquêmica podem ser constitucionais (idade, gênero, genética) ou modificáveis (hiperlipidemia, hipertensão, tabagismo e diabetes melito).

A angina pectoris é uma dor torácica intermitente causada por isquemia miocárdica reversível e transitória, pode estar associada ao esforço ou aumento da demanda de oxigênio miocárdico (angina típica ou estável), ocorrer durante o repouso (angina de Prinzmetal) ou se caracterizar por frequência crescente da dor, precipitada por cada vez menos esforço físico (angina instável).

Nenhum comentário:

Postar um comentário