sábado, 6 de junho de 2009

A integridade das fundações de um tecido são importantes para o reparo


A matriz extracelular (matriz intersticial e membrana basal) cumpre várias funções como suporte mecânico, controle do crescimento celular, manutenção da diferenciação celular, arcabouço para renovação tecidual, estabelecimento de microambientes teciduais e armazenamento e apresentação de moléculas reguladoras.

O processo de regeneração depende da integridade da matriz extracelular. Caso esta esteja danificada, o processo que ocorre é o de cicatrização ou fibrose.

A capacidade dos tecidos em regenerar depende, também, da capacidade proliferativa de suas células. Os tecidos que se dividem continuamente são capazes de regeneração por possuir um pool de células-tronco.

Tecidos estáveis possuem capacidade limitada para se regenerar, sofrendo comumente cicatrização. Os tecidos permanentes são ainda mais propensos a cicatrização do que os estáveis.

Portanto, pode-se afirmar que estas duas características - integridade da matriz extracelular e capacidade proliferativa do tecido - são determinantes do destino reparativos dos tecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário