sexta-feira, 19 de junho de 2009

Biosseguridade


No dia 18 de junho de 2009 (quinta-feira) estive em Recife, para participar do VI Seminário Nacional sobre Controle de Bens Sensíveis - Armas biológicas: uso dual x avanços biotecnológicos.

Foi empolgante verificar a preocupação institucional da Abin em relação aos temas relacionados, em especial, a biosseguridade e bioterrorismo.

O conceito de biosseguridade tratado no evento, e definido pelo prof. Dr. Alexandre Bello, referia-se a uma medida para aumentar a capacidade internacional de responder, investigar e mitigar os efeitos do uso terrorista de toxinas e armas biológicas.

O oficial int. Helton Miranda, coordenador-geral de inteligência externa (Abin) ressaltou os aspecto de realidade, e não ficção dos problemas relacionados a bioterrorismo. Alertou para a necessidade de uma interação entre pesquisadores e Abin na identificação de indivíduos que possam servir a interesses bioterroristas.

A necessidade ampliar os protocolos de cuidado, especialmente no acesso a informações e bens sensíveis, foi um ponto também bastante ressaltado.

Bem, embora tenha sido bastante desgastante me deslocar de aqui (Juazeiro do Norte) até Recife, depois de um dia puxado, e ainda ter que retornar após o Seminário, para mais um dia de trabalho, foi gratificante participar deste evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário