sábado, 16 de maio de 2009

Tromboses venosas e arteriais



A tríade Virchow está envolvida na formação de trombos - lesão endotelial, estase ou turbulência do fluxo sanguíneo e hipercoagulabilidade do sangue.

Trombos cardíacos têm a lesão endotelial como principal fator. A perda do endotélio expõe a matriz extracelular subendotelial altamente trombogênica, permitindo a adesão e ativação das plaquetas. A estase e a turbulência do fluxo sanguíneo alteram o fluxo laminar contribuindo para a trombose, além de evitar a diluição dos fatores da coagulação, retardar a chegada de fatores inibidores da coagulação e promover a ativação de células endoteliais. Embora menos importante, a hipercoaguabilidade representa qualquer alteração nas vias de coagulação que predispõe à trombose (primária ou secundária).

O trombo, quando o paciente não vai a óbito subitamente, evolui (se desenvolve) passando por propagação, embolização, dissolução e organização/recalização.

Um dos problemas da trombose se refere ao surgimento de embolia, que no caso do trombos venosos são os êmbolos pulmonares, e no caso dos trombos arteriais, êmbolos em diversos tecidos e órgãos do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário