sexta-feira, 15 de maio de 2009

Acumule Líquido no Peritôneo


O acúmulo de líquido na cavidade natural peritôneo é denominada hidroperitôneo ou ascite. Torna-se clinicamente evidente quando há pelo menos um volume de 500 mL, mas pode haver acúmulo de vários litros. Normalmente, é um líquido seroso com até 3 g/dL de proteína (basicamente albumina) e outros solutos (glicose, sódio e potássio).

Os mecanismos responsáveis pelo desenvolvimento de ascite são hipertensão sinusoidal por drenagem linfática do líquido acumulado no espaço de Disse, vazamento de linfa para a cavidade peritoneal e retenção de sóido e água nos rins.

Assim, a principal causa de ascite é a hipertensão porta hepática (de diferentes origens), mas também ocorre na insuficiência cardíaca congestiva, síndrome nefrótica, mixedema, reposição de hormônios tireoidianos, síndrome de Budd-Chiari, hemodiálise e uremia. Ocorre exsudação de um fluido proteináceo na carcinomatose peritoneal, tuberculose, coccidioidomicose, infecção por Chlamydia e no lúpus eritematoso sistêmico. A ascite pancreática e biliar originam-se da queimadura química do peritôneo. Já a ascite quilosa, encontrada quando há obstrução e ruptura de linfonodos, tem como principal causa a cirrose, resultando da alta pressão e fluxos impostos aos linfáticos locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário