segunda-feira, 4 de maio de 2009

Leucócitos se movimentam no endotélio como embuás!




Os leucócitos saem dos vasos sanguíneos por diapedese nos sítios onde ocorrem injúrias, especialmente infecciosas. Neste processo, ele se aderem firmemente ao endotélio ao mesmo tempo que se movimenta sobre os endoteliócitos. Como fazem isto?
Até agora, a visão que se tinha era de que seu citoesqueleto se alterava fazendo com que se movimenta-se como "lagartas", ou seja, projeções se fixavam em um ponto adiante no endotélio e por mudar sua forma puxavam o restante da célula. Mas, em um estudo recente publicado no periódico Immunity, Rone Alon e colaboradores observaram que os leucócitos formam na verdade dezenas de projeções com cerca de 1 micrometro que se ligam e desligam rapidamente possibilitando que o leucócito se movimento algo parecido com um milípede (embuá, piolho-de-cobra). Na ponta destas projeções encontram-se as moléculas de adesão ao endotélio.
Os autores sugerem que estas projeções ajudem, além de na locomoção, como sensores para localizar os sítios de agressão aos tecidos.

http://www.sciencedaily.com/releases/2009/05/090504094424.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário