domingo, 10 de maio de 2009

Gliomas



Os tumores do sistema nervoso são singulares, sendo que a distinção histológica entre lesões benignas e malignas pode ser mais sutil que em outros órgãos, o crescimento lento pode incluir infiltração de grandes regiões cerebrais, localização com mau prognóstico, e possibilidade de disseminação via espaço subaracnóide.

Os gliomas são tumores do parênquima cerebral que se assemelham histologicamente a diferentes tipos de células gliais, e incluem astrocitomas, oligodendrogliomas e ependimomas.

A figura acima, extraída Robbins, Patologia Básica (Elsevier, 2008), observa-se astrocitomas. Em A, o astrocitoma de baixo grau é visto como uma expansão da substância branca do hemisfério cerebral esquerdo e pelo espesamento do corpo caloso e dos fórnices. Em B, glioblastoma aparecendo como uma massa infiltrativa hemorrágica e necrótica, e em C, o glioblastoma é um tumor densamente celular com necrose e pseudopaliçada dos núcleos da células tumorais.

Um mapa genético traçado em 2008 e publicado na Science, revelou sessenta (60) genes envolvidos no desenvolvimento de gliomas, o que indica que há uma grande variabilidade nos casos da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário