terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Reflexões sobre mortalidade e saúde do homem


Leitura, interpretação e reflexões sobre os dados


Nos gráficos acima, observa-se a proporção de mortalidade, para diferente faixas etárias, entre homens e mulheres.

As mortes são relacionadas aos grupos indicados na caixa "GRUPOS DE CAUSAS DE MORTALIDADE". E os dados se referem aos do Estado do Ceará, no ano de 2006.

A figura A inclui todas os óbitos, enquanto a figura B exclui os óbitos devidos a causas externas.

Observe que as faixas etárias estão divididas por décadas - 10 a 19 anos, 20 a 29 anos até 70 a 79 anos. No entanto, as três primeiras colunas de cada gráfico são respectivamente menores de 1 ano, 1 a 4 anos e 5 a 9 anos. E a última coluna refere-se aos óbitos a partir de 80 anos.

Analisando inicialmente o gráfico A, percebe-se que para todas as faixas etárias a mortalidade é maior no sexo masculino do que no sexo feminino, a não ser a partir de 80 anos.

Já apartir de 5-9 anos a mortalidade se amplia, e considerando as causas, verifica-se um crescente aumento de CAUSAS EXTERNAS para o sexo masculino (não expresso no gráfico).
Esta mortalidade diferenciada se acentua até 20-29 anos, quando começa um lento declínio. Novamente CAUSAS EXTERNAS constituem-se em principal grupo de causas entre os homens.
.......................................................................................................................................................................

A partir da figura B, em que foram excluídos os dados referentes a óbitos por CAUSAS EXTERNAS, pode-se verificar ainda maior mortalidade entre os homens do que entre as mulheres. Mas a diferença foi imensamente reduzida, e o grupo etário que apresenta maior diferença migrou de 20-29 anos para 30-39 anos. Isto se deve a uma diminuição percentual importantíssima na proporção de morte por CAUSAS EXTERNAS.

.......................................................................................................................................................................

2 comentários:

  1. Será...porque??? Se bem que os homens procuram muito menos do que as mulheres, os serviços de saúde de maneira PREVENTIVA. Não tenho dados estatísticos sobre isso no momento... Vale considerar, não é?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Chris...
    Sim. Foi a partir de uma pergunta que eu projetei os dados desta postagem.
    A pergunta é "qual o efeito da não adesão (ou de uma adesão menor) do homem à medidas de prevenção (ou busca por serviços de saúde, e.g. PSF) sobre sua saúde?
    .
    Bem. Os dados sobre mortalidade são os dados mais importantes ou básicos.
    .
    Então, deve-se olhar qual a proporção de morte entre os gêneros (homens e mulheres).
    .
    Acontece que mortes por CAUSAS EXTERNAS podem não ser prevenidas por consultas de prevenção (ou promoção de saúde). Assim, pode-se eliminar da análise estas mortes. Quando se fez isto, verificou-se que a morte ainda era em número maior entre os homens do que entre as mulheres em todas as idades, exceto após os 80 anos de idade.
    .
    Qual o significado disto? Os homens morrem mais que mulheres em todas as idades e isto se deve a mortes por neoplasias, doenças dos sistemas circulatórios e respiratório. Assim, medidas de diagnóstico precoce e de educação pode minimizar isto. DAÍ A NECESSIDADE DE FAZER COM QUE O HOMEM PROCURE MAIOR ASSISTÊNCIA POR SAÚDE.
    .
    Porém, sinceramente, frente a grande mortalidade homens por CAUSAS EXTERNAS, acredito que o foco deveria ser uma cultura de PAZ - paz no trânsito, paz no trabalho, paz social.

    ResponderExcluir