quarta-feira, 3 de março de 2010

Nossa microbiota mais abundante - MITOCÔNDRIAS

As mitocôndrias podem ser vista, ao invés de organelas, como microrganismos que infectam nossas células.
As mitocôndrias podem ser vista, ao invés de organelas, como microrganismos que infectam nossas células.

Uma bactéria que fez um contrato de amizade e colaboração com as células eucarióticas, em troca de um ambiente protegido em seu interior. A célula eucariótica entra com a casa (hospedagem) e a entrega de matéria prima, enquanto a mitocôndria faz um serviço altamente especializado de obter energia a partir de um substrato que a célula não consegue utilizar - Piruvato. Além disso, a mitocôndria regula a diferenciação celular, através da ativação das vias de caspases, e ainda regula a transição durante a interfase (G1 a S), após a fusão de todas as mitocôndrias, formando um grande "retículo mitocondrial".




Mas, a mitocôndria pode se revoltar com a célula devido à quebra no contrato. Por exemplo, quando a célula não entrega a matéria prima (e.g., oxigênio). A mitocôndria libera substâncias e até mesmo origina uma descarga de cálcio, como retaliação à célula.

Assim, a mitocôndria continua sendo uma bactéria que fechou negócio com nossas células. Agora, descobriu-se também que durante a oncose a liberação de mitocôndrias na corrente sanguínea desencadeia a resposta inflamatória, por exposição de suas PAMPS - "pathogen-associated molecular patterns".

Nenhum comentário:

Postar um comentário