domingo, 13 de setembro de 2009

5'-3' exorribonuclease XRN-2 destrói microRNA

microRNA: reguladores das proteínas também são regulados


ScienceDaily - 13 de setembro de 2009.

Os RNAs atraiam pouca atenção dos pesquisadores até a descoberta de pequenos RNAs, os microRNAs. Eles agora estão tomando conta do cenário.

Os microRNAs ligam-se ao RNA mensageiro (mRNA) e regulam a tradução dos genes em proteínas.

A concentração de microRNA é cuidadosamente controlada pela produção e destruição (turnover). Os microRNAs permanecem estáveis por muitos dias depois de formados, assim considerava-se que suas funções possíveis eram muito restritas. Um microRNA persistindo por um período relativamente longo não poderia está envolvido em qualquer processo na célula que demandasse rápida adptação.

Em um trabalho publicado na Nature, Grosshans e colaboradores descrevem mecanismos de degradação ativa dos microRNA e sua regulação.

MicroRNAs controlam a tradução de RNAm em proteínas, e proteínas, por sua vez, regulam os microRNAs em vários níveis.

Através da regulação da degradação, é possível influenciar a atividade de microRNA. Isto significa que microRNAs podem estar envolvidos na regulação de processos rápidos.

Os microRNAS estão implicados no desenvolvimento de doenças, e muitos estudos tentam uma forma de repô-los ou inativá-los com fitas complementares de RNA. Contudo, é extremamente difícil alcançar o alvo para fins terapêutico, tornando incerto o sucesso por esta abordagem. Mas, neste estudo, Grosshans e col. identificaram uma proteína que degrada especificamente os microRNAs (5'-3' exorribonuclease XRN-2).

MicroRNAs são moléculas de RNA de fita simples, curtas que interagem com RNAm por pareamento. Eles inibem a tradução de RNAm em proteínas. Os microRNAS foram descritos inicialmente em 1993 no nematóideo Caenorhabditis elegans, e sua importância foi demonstrada em processos fisiológicos e patológicos também em seres vivos mais complexos. O termo microRNA foi criado em 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário