quarta-feira, 4 de novembro de 2009

RAMNOLIPÍDIOS - BIOFILMES - QUORUM SENSING


Pseudomonas aeruginosa, bacilo Gram negativo, é responsável por cerca de 10% das infecções hospitalares (4ª causa). A formação de biofilme permite sua permanência na infecção pulmonar, por aumentar a resistência a antibióticos bem como a respostas imunes do hospedeiro.

Na presença de resposta inflamatória, as bactérias produzem um sinal químico que estimula a produção de RAMNOLIPÍDIOS. Esta substância forma uma capa protetora sobre o biofilme que destrói leucócitos. A comunicação interbacyteriana é conhecida como Quorum sensing.

Os ramnolipídios são lipídios
produzidos por P. aeruginosa que têm atividade surfactante, detergente, antifúngica, antiviral e antibacteriana (contra Gram positivas). Estas substâncias são produzidas industrialmente para serem utilizadas na remediação de solos e no combate à poluição por óleo no ambiente marinho. Também, podem ser utilizadas como substitutos para químicos derivados de petróleo na fabricação de cosméticos, sabonetes, shampoos, detergentes, fármacos, sprays na agricultura, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário