Mostrando postagens com marcador espaço patologia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador espaço patologia. Mostrar todas as postagens
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Entrocamento diabético à direita

Ellen Sampaio, Cícera Mônica & Fernando David orientam através da arte acima, que medidas preventivas relacionadas especialmente ao estilo de vida podem manter a saúde de indivíduos propensos ao desenvolvimento de diabetes mellitus. Leia o texto abaixo:
Ainda não são conhecidos todos os fatores que provocam o diabetes tipo 1. O que se sabe é que a possibilidade de apresentar a doença é claramente herdada - ou seja, depende da fatores genéticos. Outro fato que já foi identificado é que existem alguns fatores externos (os chamados "gatilhos") que desempenham um papel no aparecimento da doença. Assim, o diabetes tipo 1 parece ocorrer quando alguma coisa no ambiente - uma toxina, ou um vírus, ou mesmo um quadro de estresse psicológico muito intenso - serve como "gatilho" para desencadear uma resposta exagerada do sistema imunológico, que lança um ataque contra uma parte do próprio organismo do paciente: o pâncreas, levando à destruição das células beta pancreáticas, responsáveis pela produção de insulina. Assim, a diabetes surge da interação entre um fator ambiental - o "gatilho" - com os fatores genéticos.
Os autores do trabalho são acadêmicos de Biomedicina da Faculdade Leão Sampaio.
Marcadores:
biomedicina,
criatividade,
diabetes,
espaço patologia
Acumule Líquido no Peritôneo

O acúmulo de líquido na cavidade natural peritôneo é denominada hidroperitôneo ou ascite. Torna-se clinicamente evidente quando há pelo menos um volume de 500 mL, mas pode haver acúmulo de vários litros. Normalmente, é um líquido seroso com até 3 g/dL de proteína (basicamente albumina) e outros solutos (glicose, sódio e potássio).
Os mecanismos responsáveis pelo desenvolvimento de ascite são hipertensão sinusoidal por drenagem linfática do líquido acumulado no espaço de Disse, vazamento de linfa para a cavidade peritoneal e retenção de sóido e água nos rins.
Assim, a principal causa de ascite é a hipertensão porta hepática (de diferentes origens), mas também ocorre na insuficiência cardíaca congestiva, síndrome nefrótica, mixedema, reposição de hormônios tireoidianos, síndrome de Budd-Chiari, hemodiálise e uremia. Ocorre exsudação de um fluido proteináceo na carcinomatose peritoneal, tuberculose, coccidioidomicose, infecção por Chlamydia e no lúpus eritematoso sistêmico. A ascite pancreática e biliar originam-se da queimadura química do peritôneo. Já a ascite quilosa, encontrada quando há obstrução e ruptura de linfonodos, tem como principal causa a cirrose, resultando da alta pressão e fluxos impostos aos linfáticos locais.
Marcadores:
ascite,
criatividade,
espaço patologia
sábado, 9 de maio de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)

