quarta-feira, 22 de julho de 2009

SarcoPIGoma avançado


Cuidado amigo leitor,

uma doença grave. Um câncer avança em nossa sociedade. Embora, tenha sido detectado há anos, não foi excisado. Continua avançando sobre o organismo nacional.

SarcoPIGoma é maligno, invasivo, metastático, e leva a caquexia social.

Etiologia: cepas virulentas de membros do PIG (Partido da Imprensa Golpista)

Patogenia: avança, insidiosamente ou descaradamente, contra o povo brasileiro e contra o que lhe é caro, como a Petrobrás.

Alterações morfológicas: destruição da sociedade, em benefícios de "células" cancerosas.

Alterações funcionais: grave distorção da realidade.

DETALHES DA DOENÇA: visite http://partidodaimprensagolpista.blogspot.com

Pensar sobre o câncer de mama

Nature, 23 de julho de 2009


Nature publicou artigo

Modulation of microRNA processing by p53

Hiroshi I. Suzuki, Kaoru Yamagata, Koichi Sugimoto, Takashi Iwamoto, Shigeaki Kato & Kohei Miyazono



Unidas somos mais...


Uma rede tubular mitocondrial forma-se no intervalo G1-S da interfase para regular o ciclo celular, através do sistema ciclina-cinase.

Ocorre a fusão das membranas externas e internas das mitocôndrias.

Minhas perguntas:
1. o que ocorre com o DNA circular das mitocôndrias. Espalham-se dentro deste sinsício? sofrem alguma espécie de troca entre si?

2. como se dá esta ligação das membranas entre si?

Útero produz estrogênio


A partir deste fato fisiológico, devemos agora verificar as implicações em processos patológicos, tais como endometriose.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

sábado, 11 de julho de 2009

Biosseguridade


A Abin, através do Pronabens, e o Ministério da Ciência e Tecnológia alertam para a necessidade de os cientístas brasileiros ficarem mais "espertos" em relação a presença de "estranhos" ou "suspeitos" no ambiente de pesquisa. Na verdade, há a necessidade inclusive de maior cuidado com os dados laboratoriais.

Dois problemas graves do mundo contemporâneo são a biopirataria e o bioterrorismo.

O descuido relatado na matéria acima, pode até não ser um caso de "bioilegalidade", mas demonstra como estamos pouco cônsios de como devemos lidar com estas situações.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Obesidade e diabetes



Serpins são proteínas capazes de inibir proteases (Serine Protease Inhibitors) e incluem antitrombina, antitripsina, ovoalbumina, globolina ligada ao cortisol, maspina, dentre outras.

Serpinopatias incluem enfisema, cirrose, trombose, angiodemas, demência e outras.

o PEDF é uma serpin - serpinF1 - e está codificado no braço curto do cromossomo 17 (17p13.3). Sua estrutura é representada acima à direita.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Da série siglas que preciso conhecer....


Muitas siglas estão presentes em textos de genética. Estas inevitavelmente são também utilizadas em imunologia, patologia, histologia, dentre outras disciplinas. Assim, vamos a elas.

Diminição do lumen vascular e RNAmi - relação


Todos os tecidos apresentam algumas células indiferenciadas capazes de repovoar o tecido quando houver necessidade.

O tecido muscular liso de vasos sanguíneos responde a estresses nestes vasos, e multiplica-se para tentar manter o calibre do vaso, ou seja, manter o vaso patente. No entanto, há a necessidade de manter a funcionalidade, com capacidade de contração para manter a resistência periférica, inclusive para favorecer a circulação.

Quando necessário, as células se comportam como não proliferante ajustando-se às necessidades do tecido. Quando há um problemas no vasos, as células musculares crescem na tentativa de mantê-lo aberto, mas há um limite. Quando este limite é alcançado, o crescimento adicional do tecido muscular resulta em diminuição da luz vascular.

O controle da população celular depende de duas proteínas SRF e miocardina. RNAmi (miR-143 e miR-145) controlam a produção de miocardina. Assim, a ausência destes RNAmi estão relacionados a quadros de distúrbios dos vasos sanguíneos onde há o espessamento do tecido muscular, e estreitamento do lumen de vasos sanguíneos.

sábado, 4 de julho de 2009

Camundongos nocauteados para receptor de IL-21 são altamente susceptíveis a infecções virais crônicas.

IL-21 é essencial para o enfrentamento de viroses crônicas, mas não contra viroses agudas.

O uso de IL-21, espera-se constitua-se em uma forma de combater as viroses crônicas, e talvez, neoplasias.

Science, 2009.

DISTÚRBIOS HEMODINÂMICOS


Perfusão normal.
Congestão e hiperemia.
Hemorragia.
Trombose.
Embolia.

Isquemia.
Infarto.

Reperfusão.

SISTEMA CIRCULATÓRIO


O coração é constituído por quatro câmaras. Átrios contínuos com ventrículos através aberturas com valvas - tricúspide do lado direito; bicúspide do lado esquerdo. Átrio separado de átrio e ventrículo de ventrículo. Sangue desoxigenado do lado direito e oxigenado do lado esquerdo. Artérias (paredes mais espessas) deixando o coração e veias (paredes mais delgadas) chegando ao coração. Capilares intercalando-se entre artérias e veias. Circulação pulmonar (ventrículo direito ao átrio esquerdo). Circulação sistêmica (ventrículo esquerdo ao átrio direito). Veias cavas superior e inferior. Tronco pulmonar. Veias pulmonares. Aorta.
.
É tão fácil dizer "Eu não sabia disto!" e é o primeiro passo para se aprender.
.
Mas tenho visto que muitos se negam.
.

Trogocitose - mecanismos


1. Interação célula-célula
1.1. Internalização e reciclagem mediada por TCR
1.2. Associação seguida por dissociação espontânea

2. Captura de exosomas

3. Formação de nanotubos entre as células

"ho trogon" disse Cristo....


- Ho trogon...
Cristo disse que quem come de sua carne e bebe de seu sangue, enfatizando o seu corpo como o "pão da vida", terá vida eterna.

Trogon (do grego) significa dilacerar, rasgar com os dentes. Se dilacera e come, então assimila, e daí passa a fazer parte.

Trogocitose, em imunologia, significa o processo biológico pelo qual linfócitos capturam pedaços da membrana citoplasmática de células apresentadoras de antígeno. Hudrisier & Etienne (2006) afirmam que cunharam este termo, porém este termo já está presente em Brown (1979) bem como em Marciano-Cabral et al. (1982) exatamente com o mesmo significado e descrição "nibbling activity of N. fowleri amoebae on cultured mouse embryo cells as trogocytosis, from Greek meaning "to nibble."".

"to nibble" significa mais especificamente morder delicadamente, comer ou mastigar pequenas porções.

Enfim, TROGOCITOSE é um termo que deve ser utilizado em salas de aula (imunologia, patologia, etc.) para descrever um importante processo de modulação imunológica.

Kloog & Rechavi publicaram na PLSO que a proteína Ras (protooncogene) mutada é transferida da célula neoplásica para linfócitos e que estes reagem contra a célula cancerosa.

Rechavi hipotetiza que quando as células de imune rastream (fazem vigilância) os tecidos "normais" adquirem Ras normal e nada acontece. Mas quanto adquirem (trogocitam) Ras mutada, iniciam uma cascata. Isto resultaria na produção de citocinas que ajudam o sistema imune a agir contra o câncer.
.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

RACISMO - Distúrbio Social - causas, mecanismos e alterações morfofuncionais


Causas:
crença fortemente enraizada de ser melhor do que o outro (ignorância);

Mecanismos:
diversos e perversos;
predominantemente por prepotência, mas forte influência da manutenção de status quo;
não raramente fruto da ingenuidade, na ausência de má fé;
infiltrativa e com viés de confusão;
evasão de mecanismos de identificação por camuflagem.

Alterações morfológicas e funcionais:
bordas bem delimitadas separando tecidos de diferentes cores, espacial ou funcionalmente. Acesso a bens de forma heterogênea, com raras (poucos casos relatados na literatura, embora muitos estudos já realizados) chances para o tecido prejudicado. Atividade metabólica intensa por parasitismo do tecido privilegiado, em detrimento do outro tecido. Agressões variando de forte e evidente a dissimuladas, mas constantes.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Alongamento do telômero....


Ação de RNA como molde para a construção de DNA. Aqui há uma inversão do dogma central da genética, como já se havia demonstrado em virologia, mas agora em eucariotos. Observe que é necessário a ação de enzimas com ação transcriptase reversa.

Este RNA não participa no processo de tradução, i.e., produção de proteínas.

A ativação de telomerases torna imortal as células neoplásicas, e agora (02/07/09, Nature) Artandi et al. relataram o papel desta enzima também na ativação de células de reserva a sofrerem mitose e manter o "pool" de células lábeis nos tecidos (no caso, a pele). A telomerase passa a ser entedida também como importante em outro processo biológico, além de manter o telômero.
.

RNA que não está envolvido na síntese protéica


Diagnóstico precoce de câncer de mama