quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Para pensar

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=inventor-amador-cria-luva-espacial-nasa&id=010130091125

Inventor amador cria luva espacial para a NASA

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

FoxJ1: "Pronto! já basta de mitose por aqui e por agora!"


O fator de transcrição codificado pelo gene FoxJ1 é ativado, no período próximo ao nascimento, nas células do cérebro, mas não nas células tronco da zona subventricular.

A zona subventricular é conhecido por ser o berçário dos neurônios ao longo da vida. Esta região do cérebro fica situada nas paredes dos ventrículos laterais.

É a partir desta região que novos neurônios migram para outras regiões do cérebro, como o bulbo olfatório, onde há constante morte de neurônios. Células novas podem também migrar a partir da zona subventricular para regiões onde ocorreram morte neuronais devido à isquemia.

O artigo deve sair no periódico DEVELOPMENT.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

RAMNOLIPÍDIOS - BIOFILMES - QUORUM SENSING


Pseudomonas aeruginosa, bacilo Gram negativo, é responsável por cerca de 10% das infecções hospitalares (4ª causa). A formação de biofilme permite sua permanência na infecção pulmonar, por aumentar a resistência a antibióticos bem como a respostas imunes do hospedeiro.

Na presença de resposta inflamatória, as bactérias produzem um sinal químico que estimula a produção de RAMNOLIPÍDIOS. Esta substância forma uma capa protetora sobre o biofilme que destrói leucócitos. A comunicação interbacyteriana é conhecida como Quorum sensing.

Os ramnolipídios são lipídios
produzidos por P. aeruginosa que têm atividade surfactante, detergente, antifúngica, antiviral e antibacteriana (contra Gram positivas). Estas substâncias são produzidas industrialmente para serem utilizadas na remediação de solos e no combate à poluição por óleo no ambiente marinho. Também, podem ser utilizadas como substitutos para químicos derivados de petróleo na fabricação de cosméticos, sabonetes, shampoos, detergentes, fármacos, sprays na agricultura, etc.